Ecomuseu do Off Road

RALLY BAMBA – O PRIMEIRO RALLY A PÉ DE REGULARIDADE DO MUNDO

Em 1986, Belo Horizonte foi palco de um evento inédito no cenário esportivo mundial: o Rally Bamba, considerado a primeira prova de rally a pé de regularidade do mundo. A iniciativa marcou época ao transportar para o universo das caminhadas e trilhas a lógica já consagrada nas provas de regularidade de motos: vencer não era uma questão de velocidade, mas sim de navegação, estratégia e constância.

A largada aconteceu na emblemática Praça do Papa, cartão-postal da capital mineira, de onde mais de 1.500 participantes partiram em direção ao distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), no município de Nova Lima. O percurso seguiu pelas serras e estradas da região, em uma jornada que uniu esporte, natureza e espírito de aventura. No domingo, os competidores retornaram a Belo Horizonte, completando o desafio no mesmo ponto de partida.

O trajeto BH – Macacos – BH não era apenas físico, mas também simbólico: conectava a cidade ao ambiente rural e às montanhas, reforçando o papel das trilhas mineiras como espaços de convivência, descoberta e superação.

O formato da prova consistia em cumprir uma rota orientada por planilhas de navegação, com pontos de checagem de tempo e regularidade, exigindo disciplina e trabalho em equipe. Diferentemente de uma corrida tradicional, o objetivo não era simplesmente chegar primeiro, mas manter-se o mais próximo possível do tempo ideal estabelecido pela organização.

O Rally Bamba permanece como um marco esportivo e cultural: reuniu multidões, aproximou diferentes públicos e mostrou que a ideia de regularidade podia ser vivida de forma democrática, sem necessidade de veículos ou equipamentos sofisticados — apenas com disposição, companheirismo e espírito de aventura.

“Contribua para que possamos registrar o Rally Bamba e valorizar o pioneirismo de seus idealizadores. Faça parte desta memória viva do off-road!”

 

1986 V ENDURO NOTURNO – NAS RUINAS DO BARÃO CONGO EM BUSCA DA CALDA DO COMETA

Revista MotoSport

Cento e trinta duplas estiveram em Belô para enfrentar 400 Km de trilhas escuras e escorregadias comemorando a liberdade.

 

1986 II ENDURO FARROPILHA – LEVATAMENTO

Levantamento: Ricardo Machado “Broa”e Paulo Henrique “Fiote”.

Acervo doado por: Ricardo Machado “BROA”

Revista DUAS RODAS | Sigla Editora – Junho 1986
Reportagem de Mário Bock, enviado especial.

500Km de mata fechada, chuva e frio gaúcho… Recheado de pedras…

“Foi assim. Mais uma vez que a dupla mineira BETO MOTORAUTO e ROMEU VALADÃO da Equipe Consórcio Yamaha venceu disparada…”

Promoção: Promoev (Helder e Kado “Veio”)
Prova levantada por: Ricardo Machado “Broa”e Paulo Henrique “Fiote”.

 

1986 II ENDURO FARROPILHA – 26 E 27 DE ABRIL – PORTO ALEGRE/RS

Frio, Chuva e Bom Humor no Enduro Farropilha

Revista Duas Rodas – Junho de 1996 – Nº 132 – Ano 12 – Sigla Editora

Reportagem de Mário Bock, enviado especial.

500Km de mata fechada, chuva e frio gaúcho… Recheado de pedras…

“Foi assim. Mais uma vez que a dupla mineira BETO MOTORAUTO e ROMEU VALADÃO da Equipe Consórcio Yamaha venceu disparada…”

Promoção: Promoev (Helder e Kado “Veio”)
Prova levantada por: Ricardo Machado “Broa”e Paulo Henrique “Fiote”.

 

1986 ENDURO DO MILHO – PATOS DE MINAS/MG – 26 DE MAIO

Acervo : Eric Portela “MAGRÃO” – Araxá/MG

Pilotos inscritos: 89

 

1986 ENDURO DE ARAXÁ

Acervo : Eric Portela “MAGRÃO” – Araxá/MG

 

1986 ENDURO WRANGLER – BH/MG – 27 DE JULHO DE 2025

Acervo : Eric Portela “MAGRÃO” – Araxá/MG

 

1986  IV ENDURO DA INDEPENDÊNCIA

Foto: Téo Mascarenhas

• Duração da prova: 3 dias

• Largada: Petrópolis

• Chegada: BH Shopping – Piso Nova Lima

• Pernoites: Juiz de Fora e Barbacena

• Total de inscritos: 572 pilotos

• Campeões: 

Cat. A – Erício Panisset

Cat. B – Bernardo Magalhães e Guilherme Campos

Cat. C – Reginaldo Figueiredo e João carneiro

Cat. D – César Augusto Vaz e César Augusto Stoffa

Responsáveis pelo percurso: Arthur Eduardo e Carlos Miguez

Apoie o Ecomuseu do Offroad

Veja como apoiar o Ecomuseu do Off Road para continuarmos a oferecer o melhor da história, conteúdos e eventos do universo off road do Brasil.