Ecomuseu do Off Road

1984 – ESTADO DE MINAS – COLUNA RAIADAS

1984 ENDURO DA CHUVA – O RETORNO DO PIRATA JULIÃO

1984: O ENDURO DA CHUVA – LARGADA

Era uma manhã de 1984. Os preparativos chegavam ao fim e a expectativa crescia para a aguardada largada. Nas imagens daquele dia, é possível identificar pontos icônicos de Belo Horizonte, como o Edifício JK, o muro do antigo campo do Clube Atlético Mineiro – onde hoje está o Diamond Mall – e a fachada da Motorauto/Yamaha.

A voz marcante de “Zezito” ecoava pelo local, anunciando cada piloto pelo numeral e nome. A cena clássica se repetia: competidores subindo no lendário Mercedes-Benz 1113, veículo que marcou incontáveis largadas em provas por Minas Gerais.

Entre os destaques daquela edição, Ricardo Machado, conhecido como “Broa”, largava com o numeral #91, acompanhado pelo jovem Bernardo Malheiros Magalhães, o “Bê”, que se tornaria um dos grandes campeões do off-road nacional. “Broa” teve papel fundamental na organização de provas de enduro de regularidade no Brasil, enquanto “Bê” entrou para a história ao conquistar o título da primeira prova de Rally Cross-Country do país, o Rally São Francisco, Enduros da Independência, etc…

HISTÓRIA VIVA NO MARCO ZERO DO OFF-ROAD

Equipamentos históricos do off-road, registrados nestas imagens, estão em exposição no Marco Zero do Off-Road, anexo ao Bar do Marcinho, em “Macacos” – Nova Lima/MG. O espaço se destaca como pioneiro na pesquisa e documentação científica da cultura off-road, preservando a memória e a evolução do esporte.

Quer fazer parte dessa história? Contribua com esse legado: doe, visite, compartilhe e ajude a mantê-lo vivo!

OFF-ROAD É CULTURA!

1984 ENDURO SADAS – LONDRINA-PR


Nos anos 1980, era comum ver pilotos mineiros se destacando em competições de enduro por todo o Brasil. Não por acaso, Minas Gerais se tornou referência no esporte, conquistando inúmeros troféus. Afinal, o enduro de regularidade nasceu em solo mineiro.

Um exemplo marcante dessa época foi a atuação da Equipe Motocity, revendedora Honda de Belo Horizonte (MG). Entre os nomes de destaque estavam os pilotos Paulo Stradioto e Cláudio Assunção, acompanhados pela dedicada equipe de apoio, composta por Ricardo Machado “Broa” e Júlio.

As imagens da época revelam detalhes curiosos das motos utilizadas, como as Honda XL250, que apresentavam modificações visíveis no conjunto óptico e nas aletas de ar. Isso sem contar as alterações internas que contribuíram para o desempenho dos pilotos.

Em 1984, durante o Enduro Sadas, realizado em Londrina (PR), os mineiros não decepcionaram e trouxeram para casa o troféu de 1º lugar, reforçando a hegemonia de Minas na modalidade.
Além do aspecto esportivo, as fotografias capturam o espírito da época: carros, motos, moda, arquitetura local e figuras emblemáticas do off-road e do showbiss brasileiro. Entre os colaboradores desse resgate histórico está Ricardo Machado, o “Broa”, conselheiro da Associação Cultural dos Amigos do Ecomuseu do Off-Road um dos grandes nomes do off-road nacional, que gentilmente cedeu seu acervo para preservação dessa memória.

Se você se identifica com essas histórias ou tem registros dessa época de ouro do motociclismo off-road, participe! Contribua para documentar essa comunidade única e ajude a manter viva a tradição do esporte.

1984 II ENDURO DA INDEPENDÊNCIA

• Duração da prova: 3 dias

• Largada: Parati e Taubaté

• Chegada: BH Shopping – Piso Nova Lima

• Pernoites: Caxambu e São João Del Rey

• Total de inscritos: 468 pilotos

• Campeões: Cat. Única – RicardoLima e Jaider Vieira

• Responsáveis pelo percurso: Paulo “Fiote”, “Téo” Mascarenhas, Paulo Celso e Ricardo Costa Machado “Broa”

• Fonte: Livro Memórias do Independência 1983 a 2002 Uma História de Amor e Aventuras – Por Carlos Fiote

• Fotos: Carlos Guilherme

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